sábado, abril 07, 2007

Líderes com causas

Em uma noite de sexta-feira da paixão, data cristã em que se reflete sobre a morte de Jesus, me ocorreu algo de muito interessante. Fiquei revezando os canais de televisão assistindo a história do filho de Deus em uma emissora, enquanto também acompanhava a trajetória do mais importante líder brasileiro da atualidade, Chico Mendes, que era mostrada em outra emissora.
Apesar de estarem em contextos históricos diferentes, consegui notar algo de muito parecido entre Jesus e Chico em meio às mudanças de canais. Ambos vieram de famílias humildes e procuraram através de uma forma simples, lutar pela libertação do seu povo. No caso de Jesus, dos romanos que dominavam Israel. Chico lutava contra os fazendeiros, que eram contra a criação de uma área de extrativismo sustentável e não se importavam com a preservação da floresta.
A idéia de escrever sobre esses dois líderes, cada um do seu tempo (embora acredito que seus ideais são eternos), é de justamente questionar a nossa condição atual. Vivemos em meio a um tempo de extremo desinteresse pelas questões políticas e sociais do nosso país. Achamos que o Brasil não tem jeito e cruzamos os nossos braços diante disso.
Jesus e Chico também viviam em contextos de extrema repressão e desigualdades. Eles buscaram através do diálogo, sem tocar em armas, levar mensagens de solidariedade e de amor para todos. Precisamos fazer a nossa “revolução” diária nos comprometendo com as causas que afligem a nossa sociedade. Pensar que somos responsáveis pelo futuro do nosso país é um bom começo.
Sei que líderes como Jesus Cristo, Chico Mendes, Che Guevara, Mandela, Gandhy, dentre outros, surgem em contextos sócio-históricos bastante específicos. Não quero que de um dia para o outro passemos a mobilizar pessoas em torno das causas que queremos. Temos sim que pensar que somos donos do nosso destino e que a apatia é um produto da alienação que sofremos.
A morte desses líderes nos faz pensar o quanto somos indiferentes e deixamos de somar e de fazer coisas interessantes. Precisamos refletir sobre o quanto temos que ser questionadores, informados e conscientes sobre o mundo que nos cerca. Jesus morreu para dar o exemplo de que o amor está acima de tudo e Chico preferiu não fugir dos jagunços e deixar os seringais nas mãos de quem não se importava com a floresta. Ambos sabiam que iriam morrer por causa dos seus ideais, mas jamais desistiram. Precisamos pensar sobre quem somos e o que podemos fazer pra sermos menos inertes e incapazes de atuar em alguma mudança. Essa sexta-feira santa ficará na história.

4 comentários:

Anônimo disse...

Wow!!! Poxa Rodrigo.. hoje eu tava de bob em casa e tbm revezei os canais. Mas ao contrário de vc não parei para analisar as coisas que assisti. Simplesmente vi e não me questionei..
Seu texto é muito inteligente. E me despertou para algo que até então nunca me importei: a análise crítica! De agora em diante sempre que der vou passar aqui pra te visitar. Muito obrigada por tudo. Bjos, teacher.

Lua disse...

E enquanto acreditarmos que esse mundo tem jeito, sempre ao analisarmos referenciais históricos e revolucionários que você citou no texto, haverá esperança.
Maravilha de reflexão, amado!

lurdys disse...

precisamos lutar pelo futuro, devemos descruzar os braços, o nosso verde esta se cabando, crianças passando fome, os poderosos, os politicos nem se mexem, nem se importa com a população, o amor entre pessoas esta se acabando, vamos fazer o futuro do nosso PAÍS melhor ou pelo menos lutar para que não acabe o nosso VERDE.

lurdys disse...

parabens pelo seu comentario, adorei vc fala tudo o que muitos não tem coragem, agora temos que fazer algo diferente.
seja sempre assim nunca desanime, lute ou seja quero lutar junto com vc
um grande abraço