quinta-feira, outubro 23, 2008

"Imprensa" que sai sangue!


Assim como grande parte dos brasileiros, acompanhei o sequestro que ocorreu em São Paulo na semana passada. Como jornalista, tenho uma visão diferenciada e foi justamente esse modo diferenciado de analisar o fato que me deixou triste e decepcionado.
O drama que envolveu as meninas Eloá e Nayara, além do ex-namorado de Eloá, Lindemberg, parou o Brasil. A qualquer horário que eu entrava na internet ou ligava a televisão havia alguma novidade sobre esse fato. Os programas de variedades e os telejornais fizeram uma verdadeira corrida pela audiência que influenciou diretamente no desfecho trágico que o fato teve.
Fique abismado quando soube que apresentadores ligaram pro sequestrador e tentaram estabelecer comunicação com ele. Foi criado um espetáculo buscando Ibope. Talvez a história pudesse ter um final diferente se houvesse um maior distanciamento e bom senso por parte dos meios de comunicação.
Essa necessidade de informar a qualquer custo transformou o fato em uma "novela" pela qual esperávamos um final feliz, mas que infelizmente culminou com a morte da garota Eloá. O velório virou um grande evento e me chocou ver pessoas tirando fotos do corpo da menina. A mídia transformou os protagonistas do sequestro em personagens. Tenho certeza de que esse também foi um fator que mexeu muito na cabeça de Lindemberg.
Sei que todos nós estamos meio que saturados desse assunto, mas eu precisava desabafar o meu sentimento de vergonha de ser jornalista neste momento.
Até mais!

3 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente a imprensa nacional, e até mesmo a internacional, perdeu toda a sua ética. Sua ajuda, na maioria das vezes, não passa de segundas intenções. Quem dá mais pelo pacote? Corramos e nos aprecemos e passemos por cima de todos para termos a "melhor" notícia, mesmo que com isso, ou por causa disso, ela não seja tão "melhor" assim!

coisas de panto disse...

Concordo com voce rodrigo, esse foi justamente meu ponto de vista, mas essa não é a primeira vez que a imprensa faz isso, na morte da menina Isabela aconteceu o mesmo e aposto que agora ninguem mas lembra dela, é o que vai acontecer com a eloah daqui a alguns meses., quando essa "fofoca" nao der mais ibope. bjus!

Unknown disse...

é sim Rodrigo,concordo plenamente com voce!é um absurdo o que a imprensa faz para conseguir ibope,sou a favor da liberdade de imprensa, mas axo que deve ter um limite para certos assuntos ,deve existir ética para determinadas situações,e simplesmente a mídia ultrapassa esses limites,"ajudando" a provocar esse final tragico,como foi o caso de eloá.