quarta-feira, abril 26, 2006

Nosso Héroi? Lá ele!



Rodrigo Marques

Fico admirado como em anos eleitorais as coisas passam a acontecer. Aquelas propogandas de programas sociais, que sempre mostram famílias sorrindo e satisfeitas; o empenho em mostrar sempre as imagens de atuação dos políticos, principalmente na Câmara do Deputados e a famosíssima operação tapa-buracos, que com essas chuvas, já foi pro espaço.
Falando em ir pro espaço, é justamente esse tema que quero abordar hoje e que servirá como referencial para uma posterior confecção de um artigo. Creio que já estamos de saco cheio de ver e ouvir falar sobre Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. Nada contra a sua pessoa, ou à façanha conseguida por ele, mas acredito que o espetáculo midiático, instigado pelas assessorias de imprensa do governo federal, tem trazido uma idéia de heroísmo, cheia de segundas intenções.
É muito conveniente dar uma amplitude para um fato como esse logo em ano de eleições. Pontes tem sido usado, ou talvez esteja até gostando de pousar como um sujeito simples que conseguiu ver a terra lá de cima. De fato é, mas a jogada midiática feita a partir disso que acaba dando proporções exageradas na agenda dos meios de comunicação. Construir um herói é muito conveniente para passar uma imagem de um governo que vem dando certo e que estamos em "Um país de todos".

Um comentário:

Flavia Vasconcelos disse...

Boa observação Rúdrigo! rs

Mas olhe, o governo federal não tem feito tantas burradas como os antigos não. Talvez foi o melhor até agora. Salário, comércio (importação, exportação), programas sociais, o corte com o FMI. Não é perfeito, pq mesmo dentro de um partido com uma ideologia formada longe de corrupções, existem falhas. O partido é feito de homens, os homens são diferentes uns dos outros. Bom, esse espetáculo feito em cima de Marcos POntes é realmente exagerado, mas nem tudo está perdido! um beijão