quinta-feira, dezembro 18, 2008

Preconceito sem máscaras

É preciso desmascarar o preconceito. Apesar de vivermos em uma sociedade democrática, onde todos têm os mesmos direitos e deveres, nos tornando iguais diante da lei, infelizmente muito ainda precisa ser feito para que haja uma mudança de atitude de uma maneira geral.
O Brasil tem como parte da sua história a diversidade de etnias. Brancos, negros e índios formam a base étnica do nosso país e no decorrer do tempo houve uma grande mistura dessas matrizes. Essa heterogeneidade do povo brasileiro é clara, porém o preconceito ainda persiste a fazer parte do nosso cotidiano.
Atualmente temos visto a falta de respeito com os povos indígenas com relação à disputa territorial. As políticas públicas que vêm sendo feitas para a proteção dos índios, tendo a Funai como principal entidade, pouco tem feito para garantir os direitos dos primeiros cidadãos brasileiros.
Outra grande expressão do preconceito está ligada aos negros. O mercado de trabalho e os meios de comunicação são espelhos claros dessa discriminação. Hoje em dia é muito mais difícil para um negro conseguir uma boa oportunidade de emprego ou mesmo um espaço na mídia. O que existe na verdade é uma dívida histórica que atualmente vem sendo reparadas com sistemas de cotas, mas que surte efeito com relação à aceitação de um sentimento de igualdade para muitas pessoas preconceituosas.
Desmascarar o preconceito significa dar oportunidades iguais para todos: brancos, amarelos, índios e negros. Esse processo não se limita a oferecer sistemas de cotas, mas sim em buscar junto aos poderes públicos soluções para promover mais igualdade para todas as pessoas, dando a elas uma educação de qualidade e condições dignas para viver em um país menos desigual.

Nenhum comentário: