sábado, novembro 29, 2008

Muito além da solidariedade


Apesar de vivermos em um mundo cada vez mais individualista, "presos" nas nossas casas por causa da violência urbana e colocando os nossos problemas em primeiro plano, tivemos uma demonstração de preocupação com o próximo muito marcante nessa semana.
Estou falando das ajudas vindas de todos os cantos do nosso gigante país para as vítimas do dilúvio ocorrido no estado de Santa Catarina, que atingiu principalmente as cidades do Vale do Itajaí.
A mídia tem dado bastante ênfase ao sofrimento dos desabrigados e isso tem comovido a opinião pública de uma forma tão significativa que já foram criados mutirões e campanhas a fim de ajudar às famílias catarinenses. O número expressivo de mortos, que já ultrapassa 100 pessoas, e a proporção do estrago causado pelas chuvas, têm sido um pratos cheios para diversas coberturas jornalísiticas acerca do tema.
A solidariedade é uma virtude maravilhosa, mas tudo que está sendo arrecadado é passageiro e ações mais eficazes têm que ser tomadas pelo Estado em caráter urgente.
Como brasileiro, sinto orgulho de saber que existem tantas pessoas que ainda se preocupam com o outro, mas entendo que essas ações devem ser feitas de uma forma muito mais constante. Não falo em doações ou algo do tipo, mas sim na necessidade de procurarmos respeitar mais as pessoas que nos cercam. Falar "bom dia, obrigado, por favor" nos ajudará a mudar muita coisa que está aí e que vem tornando o mundo cada vez mais violento e vazio.
Respeitar o próximo é tão importante quanto ajudá-lo.
Até mais!

Nenhum comentário: