quinta-feira, novembro 06, 2008

A semana de Obama e Hamilton



A história se encarregou de fazer justiça. Nesta mesma semana presenciamos dois eventos que foram bem salientados pela mídia e que tiveram algo de muito peculiar em comum: Dois homens negros conseguiram alcançar feitos inéditos.
O jovem inglês Lewis Hamilton conseguiu ser campeão da Fórmula 1, esporte sempre marcado pela presença de brancos e que tem um tom bastante elitista. Hamilton é o primeiro negro a conseguir chegar a essa categoria do automobilismo e no seu segundo ano conseguiu levar o título mundial.
Uma outra vitória, foi a de Barack Obama nos Estados Unidos. O então senador de 47 anos foi eleito presidente em um pleito único na história da democracia americana. Obama representa a vitória de um povo que há mais de 40 sofreu com uma forte segregação racial e que hoje se sente mais valorizado e agora literalmente representado.
O mundo parou para ver a vitória do primeiro presidente negro dos EUA. Mais que isso, a vitória de Obama parece marcar um novo momento para a política internacional, principalmente na necessidade de trazer medidas para conter a atual crise e interferir nos conflitos que o país está envolvido.
Hamilton e Obama quebraram paradigmas e provaram que o preconceito, seja ele em qual instância for, é algo que não cabe na sociedade mundial atualmente. Esses dois personagens, cada um com seu grau de importância, nos ensinaram que é possível sonhar com um mundo menos desigual e mais humano.
Até mais!

2 comentários:

Daniel Cézar disse...

A eleição de Obama reflete o que está acontecendo pelo mundo. Atribuo a isso o desenvolvimento dos meios de comunicação, o aumento do acesso ao conhecimento e, consequentemente, ao acesso aos direitos dos cidadãos. A crise econômica mundial talvez tenha ajudado também, mas prefiro crer no sentimento de união pelo fim do desrespeito à diversidade étnica. Não podemos admitir a famigerada teoria de que a produção maior de melanina possa intervir na capacidade intelectual, produtiva ou de qualquer outra ordem. O mundo precisa ser menos hipócrita e mais humano. "I have a dream". O autor dessa frase não viu esse sonho se realizar, mas para ser um sonho completo ainda falta muita coisa pela frente. Todavia eu acredito na mudança do mundo. Temos que acreditar, ou só temos isso, acreditar.

coisas de panto disse...

a apartheid disfarçado todo dia
quando me olho não me vejo na tv
quando me vejo estou sempre na cozinha
ou na favela submissa ao poder
já fui mucama mais agora sou neguinha
minha pretinha nós gostamos de você
levanta saia, saia correndo para quarto
na madrugada patrãozinho quer te ver

será que um dia eu serei a patroa?
sonho que um dia isso póssa acontecer
ficar na sala não ir mais para a cozinha
agora digo o que vejo na tv

um som negro
um deus negro
um adão negro
um Negro no poder

Sem comentarios....