quinta-feira, agosto 13, 2009

Pare de Sofrer! Mas não desligue a TV!


Nossa!!! Demorei pra postar de novo! Mas é que a correria tá grande e estava em dúvida sobre o tema do meu novo post. No decorrer dessa semana, me chamou bastante atenção a denúncia feita pelo Estado de São Paulo sobre todo o processo de lavagem de dinheiro da Igreja Universal e das aquisições de bens realizadas por seus líderes.
O Ministério Público, de forma consistente, apresentou minúcias de um esquema que vem sendo feito há muitos anos e que anualmente movimenta bilhões, vindos em sua grande parte do bolso de pessoas que acreditam na possibilidade de uma vida melhor e que são usadas através da fé.
Esse fato deu início a uma batalha entre a Rede Globo e a sua concorrente e fruto do império da Universal, a Rede Record. A troca de informações maliciosas de uma sobre a outra mostra o que está por trás da informação e o quanto é necessário fazer de tudo para conseguir audiência.
A Grande Imprensa, cercada dos seus interesses comerciais, traduz a necessidade de informar e ganhar dinheiro, muito dinheiro, ao mesmo tempo. Quanto mais desgraça e tragédia melhor. Pode espremer que sai sangue.
A bola da vez também tem sido a nova gripe. Ao invés de focar a população no que deve ser feito no sentido de prevenir, sinto que a contagem dos mortos ainda é o grande farol que guia a produção jornalística.
Cada vez me sinto mais feliz por usar o jornalismo para tratar de ações sociais e de transformação da vida de muitas pessoas. Em breve falarei mais sobre esta experiência e fica aí um recado: Vamos procurar o máximo possível filtrar as informações e selecionar o que vale a pena ou não.
Até mais!

2 comentários:

Brisa disse...

Hummm, polemizando, gosto disso. rsrsrs
Então, vc demorou mesmo pra postar. Me veio com um texto de disputa territorial, ou seria melhor colocar como comunicacional? Enfim, uma coisa não exclui a outra não é mesmo?!
Concordo plenamente quando vc menciona a disputa aí, mas salvo algumas ressalvas. Tenho restrições clarissimas quanto a Globo, mas, uma coisa não se pode negar, até então ela foi a única emissora que não se rendeu a programas que a rede Record, pode se dizer precursora, não é mesmo?!
É o novo estilo que podemos demonominar qualquer coisa, exceto de jornalismo. A disputa existe, é fato. A comunicação é uma guerra!
Agora, pegando o gancho e falando sobre o tal esquema bilhonário, não é de hoje que essa conversa 'rola', mas as pessoas não acordam, é bem capaz de dizerem que tudo o que está sendo mostrado é obra do "demônio", rsrsrs. A população é alienada, se apoiam nesses cultos como se fossem "tábua" de salvação. Sei lá, sabe, Rodrigo... é tudo muito sujo e ficamos um tanto cegos, buscando uma solução, talvez nós fiquemos daqui ditando soluções e não finda em nada em um ponto cego. Quanto a gripe, eu sinceramente acho q nem é tudo isso o que propagam, posso estar enganada. Mas as estatíscas mostram que se morre muito mais de gripe comum por dia, do que o se já morreu dessa gripe suína. Aí nós entramos naquela coisa mercadológica que vc cita no inicio do texto. As pessoas,a maioria, são analfabetos funcionais, se não me falhe a memória é assim que chama as pessoas, que ouvem, leem, mas que não decodificam as mensagens. Se chama atenção para uma "peste", logo se remete a memória remota, aquilo que está lá no fundo, mas que só acessamos quando temos um 'start'. Aí logo se volta para febre amarela, peste bubônica, o 'boom' da aids, a malária... e tantas outras "pragas" que já foram doenças da moda.

Francy disse...

Filtrar informações.
Taí uma dica para por em prática a paciência. Porque haja informação e a cada dia surgem especialistas para todos os assuntos. Seja no setor de trabalho, no cursinho, no barzinho, na família e na igreja. E a igreja!!! Ah!! A igreja.
Puxa e lembrar que já fui atéia. Após a maternidade entendi que temos sim, um ser superior (Deus) que comanda esta parafernália espetacular que se chama vida! Mas voltemos à igreja, aquela mesma em que fiéis se reúnem para alcançar bens materiais - que pela lógica se o cristão não bebe, não fuma, não farreia, não compra abada, não se preocupa com educação, não acompanha a moda tampouco as novidades eletrônicas do mercado, além das sessões diárias de jejum, há de convir que a economia realizada permita as ofertas e muito mais. Sou da época em que a igreja era nosso refúgio espiritual, onde buscávamos conforto para as tragédias humanas e tentávamos ao máximo aprender com o amor de Cristo. Com este comércio que se transformou a religião e as propagandas de promessas de carros importados, mansões, piscinas, viagens... esquecem o principal: o amor ao próximo, o bem dizer ao amigo, vizinho, irmão... Até mesmo ao distante, pagando os impostos em dia, exercendo seus deveres como cidadãos honestos e dignos de um lugar no reino da Terra. Estamos na era do ter e não ser. Costumo enfatizar que não é esta ou aquela religião que é a melhor ou a mais correta, pois em qualquer organização humana haverá corrupção: na política, na escola, na religião, na polícia, na família, no trabalho, nas artes, no jogo enfim faz parte das sociedades, nada secretas. O que torna o ser humano digno de um lugar ao sol - ou pós sol – não é sua cor, raça, credo, poder aquisitivo ou inteligência, e sim suas atitudes!!!Será que se Edir Macedo for preso escreverá mais um livro? As Contas reveladas de Edir Macedo.
Quanto à gripe suína (mais uma especialista falando) trata-se de uma pandemia por lucros. Se fosse um problema de saúde pública mundial porque a OMS não autoriza a quebra da patente ou fabricação de genéricos para combatê-la?
Uma empresa norte americana dona da patente do TAMIFLÚ está enriquecendo tão rápido que os dois milhões de crianças que morrem de diarréia anualmente estão sendo esquecidas pelos noticiários, sem falar da malária que poderia matar bem menos com um simples mosquiteiro. E a dengue acabou? Meningite, AIDS, câncer de mama, virose,hepatite... Descobriram a cura e não avisaram? Gripe suína... Herzegovina, tcheca. O que uma boa assessoria de comunicação não faz Rodrigo???