segunda-feira, outubro 05, 2009

A roda gigante da política


Lá se vai quase um mês que eu não postava. De antemão, peço desculpas a quem esperava por algo novo e agora vou me redimir. Confesso que gostaria de ter escrito algo antes, mas me faltava um bom motivo e o Politinia nunca será uma obrigação, mas sim um ponto de encontro das minhas ideias com o meu prazer em torná-las vivas no post.
Sem mais conversas, queria falar de algo que mexeu de forma muito interessante com a opinião pública nessa semana: a vitória do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos de 2016. Como brasileiro, senti um imenso orgulho de termos vencido cidades mais desenvolvidas sócio e economicamente como Chicago, Tóquio e Madrid. Os investimentos que serão feitos visando esse imenso evento esportivo certamente podem contribuir de forma significativa para o crescimento econômico e o desenvolvimento do Brasil.
É inegável que as conquistas para sediar a Copa do Mundo e agora as Olimpíadas denotam um momento muito interessante para o Brasil no contexto internacional. A imagem do presidente Lula contribuiu de maneira decisiva nesse processo.
Há exatamente um ano, no dia 05 de outubro de 2008, o Brasil escolhia seus novos prefeitos e vereadores. Ótima coincidência. Até o momento não escrevi nada sobre o cenário político que está se formando para as eleições de 2010, mas acho que agora é o momento de arriscar algumas palavras. A possível candidata de Lula, Dilma Rouseff, atual ministra da Casa Civil, ganhou pontos importantes com a conquista do Rio para 2016, mas daí a reverter o atual quadro que a coloca como a segunda ou terceira colocada, dividindo pontos com Ciro Gomes, enquanto José Serra estaria em primeiro lugar nas pesquisas de opinião, já é outra história.
Muitas águas passarão por debaixo dessa ponte e acho muito difícil que o nosso presidente consiga, mesmo com sua aprovação de 80%, transferir votos de uma maneira massiva. Falta à Dilma o carisma e a simpatia que fazem de Lula um dos chefes de Estado mais respeitados no mundo.
Preparem os ouvidos pois a linha de discurso de Dilma será a da continuidade, mas não sei até que ponto os aspectos positivos do atual governo, como a vitória de 2016, podem ajudá-la. Além da sua figura estar longe do populismo de Lula, vale ressaltar que as inúmeras denúncias e conchavos envolvendo o PT, como no caso Sarney, também irão contar de forma negativa na sua candidatura.
Como já disse, é muito cedo para falar de 2010, mas confesso que não resisti em antecipar esse ponto. O governo agora está na parte de cima da roda gigante, podendo ver tudo de uma posição bastante privilegiada. Mas não se sabe qual será a próxima bomba que pode explodir, assim como foi a fraude do Enem que surpreendeu o país e repercutiu negativamente sobre o Ministério da Educação, que outrora era visto com bons olhos.
Acho que todos nós estamos torcendo pra uma renovação na política nesse "novo momento" de expectativas que o Brasil está imerso. Essa mudança pode começar com um voto diferenciado em 2010. O que nos resta é torcer para que 2014 e 2016 marquem uma nova era para o Brasil. O próximo ano é decisivo, mas temos que ficar atentos à roda gigante que não para de girar. A sorte está lançada. Até mais!

2 comentários:

Francy disse...

Seu otimismo é contagiante!!! Vc ainda está na idade de querer mudar o mundo, coisa do tipo. Mas não adianta apenas torcer (patriotismo de Copa do Mundo). Devemos agir também no dia-a -dia com o mesmo entusiasmo, e como sempre comento, nossos deveres em primeiro lugar. Como podemos reclamar dos governante se eles, como nós, sempre querem tirar proveito em tudo?
Tenho muito receio com a vitória do Rio de Janeiro, pois o Brasil não tem um histórico público dos mais honestos. O presidente do Senado (Sarney), que oferece emprego para o namorado da filha, sem contar coisas como o mensalão, a operação Satiagraha, os cartões corporativos e mais uma infinidade de sujeiras na vida pública brasileira, deste governo e de todos os anteriores me faz temer qualquer coisa que envolva dinheiro público. Esta Olimpíada significa um motivo para pensar nos políticos brasileiros passando a mão em boa parte dos bilhões de reais destinados para as obras dos Jogos.
E os outros problemas do Brasil? Saúde, educação, moradia, violência, transporte... Em vez de resolvermos esses problemas vamos focar tudo isso nas Olimpíadas?
Apelo neste momento para seu otimismo: O Turismo vai crescer/ o investimento em esportes aumentará / a economia terá um bom impacto no que se refere à construção civil, informática, comunicação, setor de serviços e transportes / milhares de empregos vão ser criados, etc e tal.
Faltam 2844 dias. No mínimo, vamos torcer para os prós sem esquecer os contras.
Nada de pessimismo.

Sunshine disse...

Bom, nem sei pq a educação é vista com bons e não sei por quem também, manifesto aqui minha dúvida. Confio no atual governo assim como no partido, mas isso não me faz vendar os olhos e negar que ainda há muito a ser feito, mas muito foi feito, especialmente o nosso atual presidente além de voltar os olhos do time dos países desenvolvidos para nosso 'Brasilzinho' considerado outrora país de 3º mundo - com potencial, bem verdade - mas ainda assim de 3º mundo, está cumprindo com a palavra dele no que se refere a habitação, o que na minha opnião é um feito muito grande, desagrada aqueles que já possuiem imóveis mais antigos e com isso caem na desvalorização, mais agrada aqueles que vivem do aluguel e blá blá blá. Sem mais delongas, eu espero sinceramente que os Guanais da vida trabalhem duro e consigam convencer a quem importa, a maioria de votantes deste país, os demais - tal qual fez o nosso atual presidente - Dilma que trabalhe duro pra conquistar o respeito e admiração, a nação brasileira precisa sim de continuidade. Vamos esperar pra ver!