
Muito além de uma super produção. Foi com essa sensação que eu saí da sala de cinema logo depois de ter assistido Avatar. Preferi deixar passar o "frisson" da estreia e a chuva de críticas e elogios passarem para poder, com calma, tentar entender um pouco do universo criado por James Cameron, que me impressionou desde o trailler.
De cara me deslumbrei com a riqueza de detalhes e todo o enredo criado e passado em um planeta chamado Pandora, muito parecido com o nosso, mas que tinha habitantes, os Navi, bem diferentes de nós daqui da Terra. A ideia de criar um Avatar, ou seja, um homenídeo de outro planeta e manipulá-lo através de um sistema de conexões remoto também cria no espectador uma ligação muito forte com o filme.
Muito além da história, que é de uma criatividade e uma riqueza singular, o que mais me atraiu no filme foi o discurso dos Navi. Eles procuram ensinar aos humanos inseridos no planeta deles através dos Avatares a importância de respeitar a natureza e a conexão que existe entre todas as coisas.
Coincidências à parte, foi exatamente sobre isso que eu falei no primeiro post deste ano. Nós nos desconectamos demais do meio ambiente e passamos por cima de muitas coisas para satisfazer determinados caprichos. As catástrofes naturais estão nos mostrando como é que se dá o troco.
O conflito instaurado em Pandora se dá porque lá existe uma espécie de mineral, algo assim, que vale milhões por cada quilo extraído e que possui uma enorme reserva bem abaixo de uma árvore gigante, onde vivem os Navi. A guerra deixa claro que a missão de explorar a qualquer custo se sobrepõe e nenhuma tentativa de diálogo foi capaz de fazer com que a história daquele povo e o seu amor à natureza fossem respeitados. Mais realismo impossível.
Gostei da sensação de deixar o cinema e perceber o quanto pude pensar sobre a questão ambiental e como nós somos mesquinhos e nos achamos auto-suficientes. Mais uma vez deixo bem claro que para mudarmos nossas atitudes sobre qualquer coisa não se faz necessário um esforço muito grande.
Reciclar, otimizar a água, utilizar o álcool nos postos de abastecimento, não sujar as ruas, não queimar áreas de vegetação. Tudo isto está ao nosso alcance e podemos fazer a nossa parte. Foi bom refletir sobre isso assistindo Avatar. Tá aí a dica! Até mais, terráqueos!
5 comentários:
Hummm sinto cheiro de minhas palavras em seu texto...
Meu professor está de parabéns! É uma honrra poder conviver com pessoas inteligentes como você. O título do texto foi o que me chamou atenção, a imagem também, admito, pois já assisti ao filme, e confesso, é PERFEITO.Voltando ao título..."Luz, Câmera, conscientiz"AÇÃO""; claaro! não basta a apenas uma mudança ideológica para consevarmos o nosso planeta, mas também uma mudança de atitude. No começinho do livro de Gêneses, Deus disse que tudo que há na Terra é para nosso mantimento, então já que é nosso, porque não conservá-lo?
Mais uma vez parabéns pelo blog. Tudo de bom pra você.
Texto com a marca de um jovem , porém muito experiente e promissor Jornalista .
Muito bom o texto . Você conseguiu "traduzir" uma das principais idéias do filme , pois muitas pessoas assistem os filmes com o pensamento apenas diversão e não de reflecção .
Apesar de ainda não ter assistido o filme , já lí algumas sínteses e ficou extremamente de acordo com o seu texto .
Mais uma vez , parabéns pelo seu trabalho e mais SUCESSO ainda !
olá Rodrigo, meu mais novo professor, não sou muito achegada a blogs, mais tenho que admitir, você está de parabéns, não puxando o saco nen nada não, mais o seu blog me chamou muita atenção, principalmente as imagens, as matérias também são ótimas e nos fazem refletir acerca so nosso planeta, devemos cuida-lo, conservá-lo, porque é tudo partimonio nosso... Foi uma honra poder tirar um pouco do meu tempo para acessar o seu blog, valeu muito a pena e, mais uma vez eu repito, você está de parabéns!
Amei o texto Rodrigo!
Ainda num assitir ao filime mas,me interessei bastante...A real mensagem do filme,e o seu titulo ja diz tudo. É hora de mudarmos nossos habitos e atitudes,chega de falar sem agir! Voce sempre de PARABENS...Muito Sucesso pra vc! =D Bj
Postar um comentário