terça-feira, janeiro 26, 2010

Luz, câmera, conscientizAÇÃO!


Muito além de uma super produção. Foi com essa sensação que eu saí da sala de cinema logo depois de ter assistido Avatar. Preferi deixar passar o "frisson" da estreia e a chuva de críticas e elogios passarem para poder, com calma, tentar entender um pouco do universo criado por James Cameron, que me impressionou desde o trailler.

De cara me deslumbrei com a riqueza de detalhes e todo o enredo criado e passado em um planeta chamado Pandora, muito parecido com o nosso, mas que tinha habitantes, os Navi, bem diferentes de nós daqui da Terra. A ideia de criar um Avatar, ou seja, um homenídeo de outro planeta e manipulá-lo através de um sistema de conexões remoto também cria no espectador uma ligação muito forte com o filme.

Muito além da história, que é de uma criatividade e uma riqueza singular, o que mais me atraiu no filme foi o discurso dos Navi. Eles procuram ensinar aos humanos inseridos no planeta deles através dos Avatares a importância de respeitar a natureza e a conexão que existe entre todas as coisas.

Coincidências à parte, foi exatamente sobre isso que eu falei no primeiro post deste ano. Nós nos desconectamos demais do meio ambiente e passamos por cima de muitas coisas para satisfazer determinados caprichos. As catástrofes naturais estão nos mostrando como é que se dá o troco.

O conflito instaurado em Pandora se dá porque lá existe uma espécie de mineral, algo assim, que vale milhões por cada quilo extraído e que possui uma enorme reserva bem abaixo de uma árvore gigante, onde vivem os Navi. A guerra deixa claro que a missão de explorar a qualquer custo se sobrepõe e nenhuma tentativa de diálogo foi capaz de fazer com que a história daquele povo e o seu amor à natureza fossem respeitados. Mais realismo impossível.

Gostei da sensação de deixar o cinema e perceber o quanto pude pensar sobre a questão ambiental e como nós somos mesquinhos e nos achamos auto-suficientes. Mais uma vez deixo bem claro que para mudarmos nossas atitudes sobre qualquer coisa não se faz necessário um esforço muito grande.

Reciclar, otimizar a água, utilizar o álcool nos postos de abastecimento, não sujar as ruas, não queimar áreas de vegetação. Tudo isto está ao nosso alcance e podemos fazer a nossa parte. Foi bom refletir sobre isso assistindo Avatar. Tá aí a dica! Até mais, terráqueos!

5 comentários:

Sunshine disse...

Hummm sinto cheiro de minhas palavras em seu texto...

lollyramos disse...

Meu professor está de parabéns! É uma honrra poder conviver com pessoas inteligentes como você. O título do texto foi o que me chamou atenção, a imagem também, admito, pois já assisti ao filme, e confesso, é PERFEITO.Voltando ao título..."Luz, Câmera, conscientiz"AÇÃO""; claaro! não basta a apenas uma mudança ideológica para consevarmos o nosso planeta, mas também uma mudança de atitude. No começinho do livro de Gêneses, Deus disse que tudo que há na Terra é para nosso mantimento, então já que é nosso, porque não conservá-lo?
Mais uma vez parabéns pelo blog. Tudo de bom pra você.

Erick de Araujo Melo disse...

Texto com a marca de um jovem , porém muito experiente e promissor Jornalista .
Muito bom o texto . Você conseguiu "traduzir" uma das principais idéias do filme , pois muitas pessoas assistem os filmes com o pensamento apenas diversão e não de reflecção .
Apesar de ainda não ter assistido o filme , já lí algumas sínteses e ficou extremamente de acordo com o seu texto .
Mais uma vez , parabéns pelo seu trabalho e mais SUCESSO ainda !

Unknown disse...

olá Rodrigo, meu mais novo professor, não sou muito achegada a blogs, mais tenho que admitir, você está de parabéns, não puxando o saco nen nada não, mais o seu blog me chamou muita atenção, principalmente as imagens, as matérias também são ótimas e nos fazem refletir acerca so nosso planeta, devemos cuida-lo, conservá-lo, porque é tudo partimonio nosso... Foi uma honra poder tirar um pouco do meu tempo para acessar o seu blog, valeu muito a pena e, mais uma vez eu repito, você está de parabéns!

Nanda Muniz disse...

Amei o texto Rodrigo!
Ainda num assitir ao filime mas,me interessei bastante...A real mensagem do filme,e o seu titulo ja diz tudo. É hora de mudarmos nossos habitos e atitudes,chega de falar sem agir! Voce sempre de PARABENS...Muito Sucesso pra vc! =D Bj