quarta-feira, janeiro 20, 2010

2010: Faça a sua parte!


2010 já chegou realmente com tudo! Logo no reveillon, fomos surpreendidos com a tragédia em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Há uma semana, o mundo ficou chocado com a devastação causada por um terremoto no Haiti.

A violência causada pelos atentados, como o que aconteceu contra a seleção do Togo, no território de Angola, além dos intermináveis atentados no Iraque, Afeganistação e região, também nos fazem acreditar que todos os pedidos de busca pela paz e harmonia para o mundo ficam apenas nas sete ondinhas que pulamos na virada de cada ano.

A perda da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, também vítima da tragédia do Haiti, é mais uma das inúmeras notícias ruins que estão por vir em 2010. Vocês devem estar pensando que eu estou pessimista ou algo do tipo, mas não é bem isso.
Gostaria muito de pensar em algo interessante e ao mesmo tempo otimista para o meu primeiro post do ano, porém não consegui.

A natureza tem respondido de maneira contundente a todo o mal que fizemos a ela nos últimos anos. Isso se torna cada vez mais claro.

No Brasil, o que mais me indigna está na impunidade sobre aqueles que sempre levam vantagem por ter dinheiro e/ou poder.

O que posso desejar a todos os que me acompanham através do Politinia é que busquem ser pessoas melhores, respeitando o direito do outro, estando sempre prontas pra ajudar e que acima de tudo, respeitem o planeta em que vivemos.

Tenho procurado ser assim nos meios onde estou inserido. Faço a minha parte. Acho que essa é a grande lição que podemos ensinar aos outros.

Que 2010 seja um ano de atitudes melhores, de pessoas melhores, apesar de tudo que aí está. Até mais!

3 comentários:

Sunshine disse...

"A natureza tem respondido de maneira contundente a todo o mal que fizemos a ela nos últimos anos. Isso se torna cada vez mais claro." Acho que este é o ponto. Ainda não consegui tracejar sequer uma linha para este ano de 2010. Não pq como vc tenha uma visão derrotista das coisas - o que não significa que tenha uma visão romantica. A natureza vem respondendo depois de milhares de anos o massacre que nós homens fazemos nela. Fui ver Avatar, confesso que cheia de preconceitos de que fosse mais do mesmo. Mas eu acho que minhas aulas se semiologia afinal me valeram de alguma coisa. Fui ver uma, duas, três vezes não pq não tivesse capitado a essencia de primeira, mas talvez na tentativa de me despertar. Nós somos egoístas, essencialmente assim. E enquanto nos encontramos no conforto de nossas casas, no calor de nossos cobertores, lamentamos - sim, lamentamos. Mas efetivamente a desgraça do outro é do outro. Eu saí da sala de cinema em lágrimas, com a sensação de tomar um tapa na cara, um 'saculejo' me dizendo: -Ei, acorda... a resposta taí vamos enxergar. Meu coração apertado me dizendo que eu não iria querer ver um mundo de mercenários que matam e roubam por quaisquer coisas. Enfim, nas habituais puladinhas de ondas deste ano, houve uma promessa, de tentar ao menos tentar fazer alguma coisa pela natureza. Hj qd eu amasso uma folha de papel eu penso qts vezes ela pode ser reutilizada ou qd vou escovar os dentes ou tomar banho, tomo o cuidado de deixar a toneira fechada o qt for possivel. É como nos disse Renato Russo, "Não adianta consertar os outros, consertar a gente já ajuda pra caramba." E digo mais que ao invés de buscar grandes soluções, comecemos pelos pequenos atos que no futuro poderão serem vistos de maneira grandiosa. É isso! Bjo

Unknown disse...

Existem pessoas e pessoas. Grande visão a da Espinheira, de repensarmos as nossas própias atitudes.Um exemplo bem chulo, mas que sempre uso de argumento com pessoas que merecem andar com nariz menos arrebitado:
" De que adianta ser Bacharel em Direito e não conseguir jogar um copo no lixo?"
Só pode ser egoísmo...
Além da ignorância, o mundo está cheio de egoísmo.
Que sejamos pessoas melhores.
inté

RODRIGO disse...

Muito obrigado, garotas!
Acho que consegui transmitir exatamente o que pretendia nesse primeiro post de 2010.
A casa é de vocês!