sexta-feira, julho 30, 2010

Tempo Rei



Ontem comemorei mais um ano de vida. Celebrar mais uma etapa conquistada é sempre bom, principalmente quando estamos cercados de pessoas com as quais sabemos que podemos contar. Além dos meus amigos, que fizeram questão de me dar um abraço pessoalmente, também fui agraciado com várias mensagens através da internet, telefone e de SMS. Salve a tecnologia!

Aniversário pra mim é o dia que reservo pra me reunir com minha família e amigos. Reservo estada data para fazer uma auto-avaliação do que tenho sido e do que quero ter como objetivos, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Ontem pensei muito nas dificuldades que o começo de uma carreira sempre traz. Me formei há 2 anos e estou perseguindo o meu sonho de viver exclusivamente do que realmente quero, que é o jornalismo. Tenho certeza de que chegarei lá.

Hoje de manhã, uma das primeiras matérias que li foi justamente sobre essa questão dos jovens em começo de carreira, mas de um ponto totalmente diferente. A notícia falava do atacante Neymar, que joga no time dos Santos. Ele, um jovem de 18 anos, já se tornou uma espécie de pop-star da indústria cultural e tem pela frente um caminho fantástico a ser percorrido, dentro e fora do campo, se tiver a cabeça no lugar.

É justamente sobre essa questão da maturidade para lidar com o dinheiro e o sucesso que fiquei pensando. Reconheço que chegar ao estrelato no futebol é algo muito difícil, que exige talento e uma alta dose de sorte. Também é assim no jornalismo. Contudo, gostaria de frisar que muitos jogadores não estão preparados para lidar com a fama, o poder e as consequências que esses dois elementos trazem para suas vidas.

A mídia volta e meia publica alguma notícia abordando o envolvimento de jogadores com drogas, prostituição, adultério, relação com tráfico de drogas e etc. O mundo de glamour e a ideia de estarem acima do meu e do mal, trazida com o poder que o dinheiro abarca, acabam fazendo com que determinadas atitudes venham à tona. O atleta, que tem na sociedade o dever de servir exemplo para as futuras gerações, acaba jogando a sua imagem no lixo.

Todos nós temos acompanhado o caso que envolve o desaparecimento de Eliza Samúdio e que tem como principal suspeito o goleiro Bruno, que atuava no Flamengo. Longe de mim fazer qualquer julgamento sobre a índole dele, mas é fato que a fama e as más companhias foram fatores que potencializaram atitudes deploráveis, como as ameaças que ele fazia à ela.

A grande maioria dos jogadores vem de famílias humildes e esta ascensão social que o futebol os propicia não é assimilada muitas vezes com maturidade. Bruno é réu e vítima do seu próprio destino. Mesmo que provem que ele não é o culpado, a sua carreira já foi manchada e o seu maior desejo, disputar a copa de 2014, ficou praticamente impossível.

Gostaria de deixar esse assunto para que possamos debater juntos. Independente da carreira que se escolhe, é preciso saber que é preciso ter foco e maturidade. Todos os caminhos são difíceis, mas temos que aprender a brilhar e não deixar que o excesso de luz ofusque aquilo que tanto almejamos.

Continuo na minha caminhada. “Ando com fé que ela não costuma falhar”, como diz o poeta.

Até mais!

3 comentários:

Larissa Tosta disse...

Meu grande e querido amigo,
a crueldade do dia-a-dia tem nos afastado muito, mas saiba que a saudade e o imenso prazer de te ter em os meus amigos serão eternos.
Parabéns por ser essa pessoa singular!!
AMO VC!!!!! :)

Beijos.

Larissa Tosta disse...

Meu grande e querido amigo,
a crueldade do dia-a-dia tem nos afastado muito, mas saiba que a saudade e o imenso prazer de te ter entre os meus amigos serão eternos.
Parabéns por ser essa pessoa singular!!
AMO VC!!!!! :)

Socorro Marques disse...

Meu querido rei,

A vida é cheia de grandes desafios, e só com bastante maturidade e paciência conseguimos superar e dar a volta por cima das dificuldades encontradas. A fé é o segredo do sucesso e da felicidade.

Beijos!!!!!!!!!!