quarta-feira, julho 14, 2010

A vez dos presidenciáveis



Queridos amigos,

Confesso que fiquei triste com a desclassificação da nossa seleção. Como a grande maioria dos brasileiros, eu também viro uma espécie de técnico e vibro muito a cada jogo disputado. Agora é bola pra frente, como se diz no próprio futebol. Passado o período de copa do mundo, é hora de voltarmos as nossas atenções para outras coisas.
Já deixei claro àqueles que vêm acompanhando o blog o meu desejo de trazer aqui no Politinia uma série de discussões relacionadas ao período eleitoral que vamos encarar a partir de agora. Somos protagonistas do futuro que queremos e este é o momento para pensarmos melhor sobre como está o nosso estado e o nosso país e optarmos por um caminho a ser seguido.
Neste post, gostaria de me falar um pouco sobre as minhas impressões acerca dos presidenciáveis. Vou me ater aos três mais bem colocados nas pesquisas e como venho acompanhando diariamente as notícias publicadas na mídia, devido à necessidade de atualização de informações que já tenho naturalmente, que aumentou com a exigência da empresa onde trabalho.
Gostaria muito de que vocês participassem com comentários sobre os candidatos à presidência. Pretendo ser o mais imparcial possível, até mesmo porque pretendo conhecer melhor o programa de governo de cada um antes de tomar minha decisão. Vamos lá!

(Ordem Alfabética)

DILMA ROUSEFF (PT)

“Dilma é a candidata de Lula”. É assim que, na grande maioria das vezes, nos referimos a ela, que foi ministra do atual governo em duas ocasiões. Pegando carona na altíssima popularidade e aceitação que o povo tem com relação a Lula, Dilma pretende consolidar a ideia de continuidade no contexto social e econômico da gestão da qual ela fez parte. Tem como aspecto negativo e positivo ao mesmo tempo a sua falta de experiência com mandatos. Digo negativa porque isso traz a ideia de que ela nunca foi política, mas por outro lado é positiva, pois é um nome a ser testado, sem manchas de um passado “sujo”. A ficha dela, pelo que me consta, é limpa!

Tenho notado que há um natural processo de transferência de votos de Lula para Dilma. Ela tem tido uma boa exposição na mídia e isso tem feito com que as pesquisas reflitam números favoráveis para a campanha dela.

JOSÉ SERRA (PSDB)

Serra tem em 2010 a sua segunda tentativa de emplacar como presidente. Em 2002, ele também pleiteou o cargo, mas a onda “Lulinha Paz e Amor” não o deu a chance. Tenho notado que desta vez ele tem adotado um perfil mais “leve”, falando de forma mais simples e tentando convencer da maneira mais direta de que ele é o gestor que o Brasil necessita.

A sua experiência como ministro da saúde, marcada pela criação dos remédios genéricos, será bastante explorada na sua campanha. Além disso, pesa em seu favor a SUS longa trajetória política, ressaltando a sua recente atuação como governador de São Paulo.

MARINA SILVA (PV)

A defesa do meio ambiente e da sustentabilidade é a bandeira levantada por Marina Silva, que ganhou uma forte projeção no país como ministra do meio ambiente do governo Lula. Ela traz consigo um discurso permeado pela necessidade que temos, enquanto um dos países mais ricos em recursos naturais, de possuirmos uma consciência e um governo que trate da questão ecológica com mais cuidado.

Marina tem aparecido em terceiro lugar nas pesquisas, enquanto Serra e Dilma se encontram tecnicamente empatados.

Procurei trazer uma análise bem superficial sobre as minhas impressões. Como de costume, deixo aberto agora o espaço aqui no blog para que cada um de vocês possam deixar as suas opiniões.

AGORA É COM VOCÊS! NÃO DEIXEM DE COMENTAR!

Até mais!

7 comentários:

Raoni Caribé disse...

Nunca gostei de falar de política, mas...

O que me preocupa é que 99% dos eleitores irão optar por Dilma pelo fato de Lula ter "triscado o dedinho" nela.
Convenhamos: na minha humilde opinião, Rousseff não tem a carisma do CARA e ainda não passa a segurança que preciso para apertar aquele enorme botão verde! Apesar disso, imagino que a possibilidade dela "estender" o governo de Lula seja grande. Resultado: ainda não sei o que fazer!! Acho que algumas pessoas podem estar compartilhando esse "sentimento" comigo...
Sugestão: estudar os candidatos e ter muito cuidado com o olhar das campanhas.

Ao meu amigo Rodrigo, um grande abraço! O blog continua espetacular!

Fredson Marques disse...

Me causou boa impressão parte da entrevista de Marina Silva, salvo engano na Band, 3ª colocada nas pesquisas. É natural voltarmos a nossa discussão para os dois primeiros colocados. Porém podemos abrir mais o nosso campo de observação e análise e, quem sabe, mudar esta situação.

Unknown disse...

Ok, vamos falar dos presidenciáveis... Prós e contras existem em relação a todos; a questão é o que pesa mais. Vou partir de uma observação sua em relação à Serra: o discurso dele mudou; porquê?? Por causa da aceitação de Lula. Não adianta apresentar um plano de governo que se afaste do atual porque a população não aceitará e ele sabe perfeitamente disso. É mais inteligente dizer que vai melhorar e otimizar o que já existe. O detalhe é que ele só “resolveu” fazer isso agora; lutar pelo social virou ás de campanha.

No fim das contas, a única que não está na garupa do presidente é Marina. Daí a pergunta: é errado pegar carona em algo que está dando certo?? Acredito que não, principalmente se for real e não apenas eleitoreiro... E eu não acredito que Serra leve a sério suas promessas de campanha.

Em relação a Dilma, fala-se muito em carisma; mas presidente não tem que ter carisma, tem que ter diplomacia e pulso (genericamente falando). Parece que ela soma ambos, embora não em equilíbrio.

Quanto a Marina, levanto apenas uma questão: como uma pessoa que não suportou a pressão de um ministério suportará a presidência da república?? Isso, é claro, considerando que o Brasil é uma república FEDERATIVA e não PRESIDENCIALISTA, na qual o presidente tem pouquíssimo poder efetivo. Acho importante ela estar candidata, para preparar o terreno, mas duvido que esteja pronta para o cargo agora.

Ernani Alcantara disse...

Sinto-me empolgando com a candidatura de Dilma , uma vez que ela vem no “rastro” do nosso , pelo menos para mim, queridíssimo Lula.
Mas isso não deixa de ser ao mesmo tempo preocupante, pois mesmo os mais ingênuos no assunto políticos percebem ou tem a sensação de que ela é imatura nas questões políticas, sendo que isso não é tão verdade.
Dilma tem uma larga experiência política, a ponto de ter sido até mesmo exilada no período a ditadura militar. Bagagem e experiência ela tem, o que nos resta agora é a segurança de assumir e fazer com que as coisas aconteçam com vem acontecendo na gestão atual de Lula.
Força Dilma , para liderar a nossa pátria amada Brasil...

BIRA disse...

EU ACHO QUE O NOSSO PRESIDENTE ENTROU PARA A HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. E ESCOLHEU UMA MULHER PARA GOVERNAR QUE ERA UM GRANDE DESEJO DE TODAS AS MULHERES DO NOSSO PAÍS VER UMA MULHERES NA PRESIDÊNCIA. ESPERO QUE MULHERES ARRUMEM A CASA DE UMA VEZ. O NOSSO PRESIDENTE AGORA TEM QUE TOMAR UMA AQUI EM SÃO TOME A PRAIA DO NOSSO EX. PRESIDENTE.ESPERO QUE DILMA VENHA TAMBÉM PARA A NOSA CIDADE MARAVILHOSA E FAÇA BONS INVESTIMENTO PARA A NOSSA CAPITAL...

Fernanda Tavares disse...

o que mim parece é que Dilma passa a impressão que será monitorada por Lula, será que é bom para o Brasil uma presidente que não vai governar vai ser governada, talvez com o tempo ela mostre que é capaz.

Serra não mim passa confiança ele tem um fator que para mim é desfavorável, demonstra que se acha superior a tudo e a todos, assim na minha percepção o presidente tem que ter a cara do Brasil.

Marina tem um bom potencial afinal ela se importa com os problemas sociais e com o meio ambiente que está precisando realmente de ajuda, mas não sei se está preparada para assumir um cargo de tamanha importância.

Rocpáurio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.