quarta-feira, março 24, 2010

O conceito de Opinião Pública

O ano de 2010 está passando realmente muito rápido. Quando dou por mim, percebo que já se passaram três semanas sem nenhuma postagem nova e logo me bate a vontade de recuperar o tempo perdido e prestigiar todos vocês, queridos leitores e seguidores do Politinia.

Demorei um pouco para saber sobre o que versaria o meu novo post, mas há algum tempo que pretendia falar de um assunto e achei a semana oportuna. Nos tempos de faculdade (até parece que faz décadas...) e agora no MBA que estou cursando, tive a oportunidade de estudar um conceito que acho de fundamental importância para toda a sociedade, mas que ela muitas vezes o utiliza de uma forma errada. A pergunta de hoje é: O que seria Opinião Pública?

É comum achar que este conceito tem a ver com a opinião da sociedade acerca de um determinado tema. Não é bem por aí. As opiniões que temos sobre determinados fatos, sempre influenciadas pelo nosso conhecimento de causa, experiências de vida, ou mesmo pelo meio social no qual estamos inseridos, é o que chamamos de OPINIÃO DO PÚBLICO.

A Opinião Pública é algo diferente. Trata-se de um fenômeno, uma espécie de onda que se forma e depois se desfaz. Esta onda à qual me refiro traz consigo um determinado assunto, que ganha proporções muito grandes e que atinge diferentes grupos sociais da sociedade.

Todo mundo sabe que em mesas de bar, salões de beleza, roda de amigos e etc., sempre há algum assunto que é debatido fervorosamente, mas que com um certo tempo perde força, dando lugar a outros.

Nesta semana o assunto principal que tem repercutido como um fenômeno de Opinião Pública tem sido o julgamento do casal Nardoni, principais suspeitos pela morte da menina Isabella Nardoni, que aconteceu há quase 2 anos. Percebo nos diversos ambientes que frequento a presença de opiniões e conversas sobre este episódio, que vem sendo fortemente debatido na mídia. Daqui a um mês, ninguém mais falará neste assunto.

No entanto, o fenômeno da Opinião Pública pode funcionar sim como um agente modificador das leis e que conduz a sociedade para um caminho diferente. Foi o que aconteceu no julgamento sobre a morte de Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, barbaramente assassinada em 1992. Glória, através de uma forte mobilização social, conseguiu mudar a Lei de Crimes Hediondos.

É a própria mídia que funciona como um elemento propulsor da grande maioria dos assuntos sobre os quais discutimos no nosso cotidiano. Somos pautados por ela e não tem jeito. A velocidade que a internet trouxe para as informações também nos torna mais munidos para saber cada vez mais sobre o que quisermos.

O Politinia é um reflexo dos fenômenos de Opinião Pública. Procuro sempre trazer para o debate assuntos que percebo que podem ser discutidos e assim tomarem um rumo muito maior do que a “onda”, que muitas vezes é superficial. É daí que surge a conscientização.

Semana que vem temos final do BBB 10, depois vem a Copa do Mundo, Eleições, e assim sempre a onda da Opinião Pública vem e nos arrebata. Espero ter esclarecido a confusão que às vezes se estabelece sobre este conceito, que se faz tão presente nas nossas vidas. Sempre surfamos nela, mas em alguns casos vale a pena estarmos de olhos abertos para irmos além e nunca tomarmos um “caldo”. Até mais!

Agradecimentos: Professores Eliezer Cruz e José Carlos Peixoto

Um comentário:

Rocpáurio Santos disse...

Caro amigo Rodrigo, muito pertinente seu texto, assim como todos os outros que tive a oportunidade de ler e me abastecer com um pouco de sua verve e inteligência. Mas este em especial encerra uma confusão que muitos teimam em ignorar. Nos mostra a necessidade de uma reflexão crítica e íntima dos acontecimentos cotidianos, afim de não nos deixarmos ir juntos com a "onda" bestamente.
Parabéns mais uma vez, e obrigado pela referência ao meu trabalho.