quarta-feira, setembro 29, 2010

Domingo tem eleição? Tem sim, senhor!



Reta final de campanha. Tive uma expectativa muito grande em relação às eleições de 2010, mas confesso que ficou um gostinho de ”quero mais”. Desde 2008 tenho trabalhando com marketing político e é exatamente a oportunidade de poder estar no outro lado que me faz pensar política de um modo diferente.

Tive contato com muitos candidatos aos cargos de deputados federais e estudais no decorrer desses três últimos meses. O peso de um bom trabalho de comunicação já é uma preocupação da grande maioria deles, mas percebo que ainda falta algo difícil de explicar. Talvez seja a essência que o pleito na democracia traz na teoria, mas que se reflete em uma realidade bem diferente.

Os postulantes não têm a verdadeira noção do papel de um deputado, seja ele estadual ou federal, que é principalmente fiscalizar o poder executivo e propor projetos de leis. Muitos se jogam na corrida eleitoral por uma questão de vaidade ou porque servem pra conseguir votos que vão eleger os candidatos preferenciais dos seus partidos.

Infelizmente é uma realidade que vemos por todo Brasil. O emblemático caso do palhaço Tiririca é um reflexo desse interesse partidário. Caso eleito, dentro do critério de proporcionalidade, ele pode ajudar a eleger outros candidatos do seu partido. Outra questão que merece nossa reflexão é o fato de que ele realmente não sabe nada sobre o papel de um deputado federal e esperar ser eleito pra aprender. Seria legal se isso fosse uma piada, mas eu o vi dando essa declaração a um renomado site. Lamentável.

É fácil achar que está tudo errado, que todos são ladrões e que política é algo sujo, quando sequer lembramos em quem votamos há 4 anos ou ajudamos a eleger pessoas despreparadas. Conheci candidatos com muita boa vontade para realmente fazer algo pela sociedade, mas é preciso conhecer os caminhos. As Câmaras Estaduais e o Congresso Nacional precisam de deputados e senadores novos, que possam chegar e fazer a diferença. Temos a oportunidade de renovar, experimentar. Pode dar certo ou não.

Aproveitem esses últimos minutos antes do voto e escolham candidatos que tenha uma bagagem de vida que os credencie a serem os nossos representantes. Eleger um palhaço ou quem quer seja como uma forma de protestar é dar murro em ponta de faca. Todos sabemos que voto é coisa séria.

Somos os responsáveis pelo futuro do nosso estado e país. Exercer o mínimo de senso crítico nos faz deixar de sermos “palhaços”, que nada fazem pra mudar o cenário político e que estão sempre prontos pra fazer os políticos rirem com os resultados das urnas.

Escolham com consciência e de preferência eleja alguém que tenha gana de mostrar serviço. Renovar é o caminho para que possamos desmontar o picadeiro montado por muitos deputados e senadores atualmente no nosso país.

Até o dia 3!

Nenhum comentário: