quarta-feira, março 22, 2006

Assim caminha o Poder



Rodrigo Marques

Como temos estudado,o Poder Político só pode se estabelecer a partir do aparato das Forças Armadas. Isso me pareceu estranho no começo, mas depois percebi que essa é uma verdade clara. Sempre a violência aparece como um artifício capaz de estabelecer opiniões e alienações.
O triste espetáculo que vimos no Rio de Janeiro é uma prova clara do que disse anteriormente. O exército aparece como uma Instituição a favor da sociedade, mas acaba fazendo parte de uma realidade que quer castigar mais e mais o cidadão comum. A esse são negados direitos como educação, sáude, moradia e etc.
Na minha opinião, o exército é uma prova concreta do desinteresse da classe política em favorecer a segurança da sociedade. A violência em troca de uma imagem maniqueísta na mídia pode ser encarada como mais uma jogada eleitoral.
Pena que nesse meio tempo, pode-se perceber que as forças armadas expõe uma fragilidade e uma incapacidade de superar a organização feita pelos traficantes nos morros. No meio de tudo isso estamos nós, esperando por dias melhores, enquanto aqueles que elegemos estão se deliciando com esse realidade.

Nenhum comentário: